sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Não bata. Eduque.




O desenho de corujinhas é obra do meu marido. Foi surpreendente, pois eu disse o que estava querendo e ele reproduziu fielmente no papel. Vamos trabalhar em cima do desenho e criar um logo bem legal!

O assunto desta postagem, na verdade, não é o desenho, mas sim uma campanha maravilhosa chamada: Não bata. Eduque.

Sou uma grande defensora dessa campanha, não só porque sei que o castigo físico (inclusive a palmada) causa efeitos negativos, mas também porque acho de uma profunda crueldade e covardia.

O adulto que utiliza da agressão física para controlar seu filho, demonstra tão somente o próprio descontrole e falta de limites. Além disso, só um covarde mesmo para bater em um ser menor e mais frágil.

Se você tem autoridade sobre seu filho só na base do tapa, mais tarde ele não te respeitará, pois será do seu tamanho e poderá revidar às suas agressões (e é isso o que ele vai fazer, pois foi ensinado a resolver os problemas com violência).

Acho engraçado aqueles pais que batem e, quando vêem seu filho repetindo a prática nos amiguinhos, o repreendem severamente. Ora, quanta contradição! Que moral tem um pai de falar para o filho que bater é errado se ele faz isso?!

Isso é realmente um descontrole de alguns pais despreparados, pois acaba sendo a medida mais rápida e eficaz da criança obedecer (a curto prazo). Mas filho a gente cria com PACIÊNCIA e AMOR, dando abertura ao diálogo, explicando o motivo do “não”, retirando-o de “cena”, colocando-o em um lugar para pensar e se acalmar.

Converso com minha filha desde que nasceu, nunca a subestimei. Sempre ouvi as pessoas falando “você acha que ela está entendendo?” ou quando a colocava para pensar, a partir de um ano e meio ou dois, não lembro, minha empregada dizia “mas o que essa menina tem pra pensar, tão pequena”.

Se a gente subestima, eles realmente nunca aprenderão. E outra, que mania que as pessoas têm de palpitar quando temos filho, não?! Meu Deus!!! Hahhahha!

Se você ainda utiliza dessa palmada, achando que funciona, leia esse site http://www.naobataeduque.org.br/, pois eles apontam pesquisas feitas nesse sentido e explicam os efeitos negativos que esses castigos causam. Se você, num momento de extrema impaciência, acabou batendo em seu filho, não hesite em pedir desculpas! Ele merece!

Eu me sinto culpada só de falar mais firme, mas é NECESSÁRIO para que eles cresçam com limites e felizes. Precisam saber lidar com frustrações, pois embora tenhamos a pretensão de poupá-los, a vida não poupará.
Beijos

2 comentários: