sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Alimentação saudável

Recentemente a revista Crescer divulgou uma lista dos 10 alimentos mais perigosos para as crianças, tanto pelo risco de engasgamento (pipoca, amendoim e azeitona com caroço), quanto pelo perigo de infecção alimentar (fígado e ovo mal cozido). Sem contar os grandes vilões, já conhecidos, como os refrigerantes e alimentos industrializados, os quais contém zilhões de aditivos químicos nocivos à nossa saúde.
 
Seguindo a sugestão de uma leitora, elaborei esse post para dar algumas dicas de alimentação saudável, não só para as crianças, mas para todos nós.
 
Como destacado pela revista Crescer e por outras fontes, o refrigerante é considerado o pior "alimento" do mundo. E não se engane, a versão DIET do produto é ainda pior, em virtude do aspartame, que está ligado a uma extensa lista de doenças.
 
"De acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola (www.mercola.com), uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas."
 
Quanto ao refrigenrante diet: "É o pior alimento de todos os tempos. Além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte. Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio." (Nadia Cozzi, site Coletivo Verde)
 
Ou seja, jamais dê refrigerante aos seus filhos! Eu, graças à Deus, não gosto de refrigerante. Nem é por conta de todos esses motivos elencados acima, mas porque acho ruim mesmo. Então não compro e, como consequencia, a Isabela não toma. Até deixava ela beber um pouquinho em festas de aniversário, mas depois de todas essas informações, pretendo restringir de vez.
 
Outro vilão da alimentação são os aditivos químicos presentes nos produtos industrializados: corantes artificiais, gordura trans, conservantes, excesso de açúcar e de sal, etc. Prefira alimentos naturais e orgânicos. Isto serve para a alimentação de seu bebê: fuja das papinhas industrializadas.
 
 
O site Coletivo Verde é uma excelente fonte de informações para quem deseja desintoxicar-se, iniciando uma vida mais saudável, livre de alimentos artificiais e nocivos à saúde. Com a devida e simpática autorização, trago para vocês duas receitas de papinhas saudáveis para seus filhinhos, elaborada pela Nadia Cozzi, divulgada no site:
 

Papinha de Mandioquinha e Beterraba:

 
 
Ingredientes:
  • 2 mandioquinhas Orgânicas
  • 2 batatas Orgânicas
  • 2 beterrabas Orgânicas
  • 1 cebola Orgânica
  • 3 folhas de alface Orgânica
  • 1 colher rasa de sopa de azeite extra virgem
  • 1 pitada de sal marinho
  • Salsinha a gosto
 
 
Modo de Preparar:
Lave bem todos os legumes e folhas. Retire a casca e corte em pedaços pequenos. Leve para ferver em água filtrada. Deixe cozinhar até que os legumes fiquem bem macios. Processe como seu pediatra orientar e coloque em potinhos de vidro de 200 a 300 gr. Guarde na geladeira.
Variações: cenouras, abóbora, batata doce, couve flor, repolho.
 
 

Papinha de Cenoura e Chuchu:

 
 
Ingredientes:
  • 2 batatas Orgânicas
  • 2 cenouras Orgânicas
  • 2 chuchus Orgânicos
  • 300 ml de água filtrada
  • Sal marinho a gosto
 
 
Modo de Preparar:
Proceda da mesma forma que a receita anterior.

E aí, gostaram? Quero me aprofundar mais e mais no assunto para dar outras dicas pra vocês.
 
Mandem mais sugestões de postagens através dos comentários ou pelo e-mail ca_cotrim@hotmail.com . Se você tiver uma boa receita para indicar, também será MUITO bem vinda!!!!!!!
 

Um comentário: