quinta-feira, 7 de março de 2013

Ensinamento de valores e não apenas imposição de regras

Oi pessoal! Tudo bem?
 
O título da postagem é bem claro acerca do assunto a ser abordado hoje: valores ou regras?
 
Os pais deveriam se preocupar em ENSINAR valores aos filhos, ao invés de apenas impor regras, muitas vezes sem uma explicação sobre a finalidade de cada uma delas.
 
Apenas para ilustrar, darei um exemplo de dentro das salas de aula, nas quais o professor impõe aos alunos a regra de levantar a mão para serem ouvidos. Mas aí eles podem se perguntar o por quê da regra? Será que a mesma é arbitrária ou possui um fundamento, um sentido? Eis a importância do ensinamento do valor, que está por trás da regra e faz com que os alunos entendam o motivo pelo qual devem obedecê-la, sendo, neste caso concreto, o respeito pelo outro, a organização no ambiente social e o ato de esperar para ouvir e ser ouvido.
 
Formar indivíduos para serem meros seguidores de regras, muitas vezes infundadas, torna-os submissos. Ao ensinar valores e educar o seu filho, você o tornará disciplinado, responsável, independente, crítico...
 
Sem dúvida que, as regras e rotina aplicadas em casa são fundamentais, mas devem ser motivadas, fazendo com que seu filho as desempenhe com mais prazer, sabendo exatamente o significado de cada uma delas.
 
Não deve existir o "não, porque não" ou "sim, porque sim", afinal, seu filho merece saber o que há de tão ruim em ficar gritando no meio da biblioteca ou, porque raios deve escovar os dentes tantas vezes ao dia...e o fato de não poder ganhar presentes a todo o momento? Ter que dormir cedo, comer.....não é mesmo?
 
A educação moral não está inserida na grade escolar. Esta deve ser tratada em casa, pelos pais e, como podem ter percebido, a chave é o diálogo.
 
Uma das regras que coloquei aqui em casa é exatamente a de não dar presentes fora de datas comemorativas. Expliquei para minha filha e repito o ensinamento sempre que necessário. O consumismo infantil é algo preocupante que devemos barrar dentro de casa, pois o Governo não implementa políticas eficazes de controle da publicidade nos meios de comunicação.
 
Dar presente toda a hora para seu filho é nocivo, podendo transformá-lo em um adulto infeliz, que não dará valor as coisas.
A criança pega um brinquedo e, no minuto seguinte, já enjoa e busca outro, sem ter o devido cuidado com seus pertences, além de achar que dinheiro cai do céu.  
 
Aqui em casa, a única coisa que é liberada para a compra é livro! Assim que acabamos um, podemos comprar outro e, isso sim, só enriquece nossos pequenos.
 
Grande beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário