terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A Estela chegou!!

Oi pessoal!!
 
 Tudo bem?

 Como anunciei no instagram, não passei a virada de vestido longo como pretendia, mas de camisola, hahaha!!!
A Estela resolveu nascer no dia 31 de dezembro, acreditam?!!
  
Comecei a sentir contrações na madrugada do dia 30 para o dia 31. Nunca havia sentido contrações e demorei para identificá-las. Todo mundo me dizia que era como uma cólica menstrual. É mais ou menos isso mesmo, mas no início, simplesmente pensei que fosse dor de barriga, isto é, cólicas intestinais.
As dores ocorrem no baixo-ventre, tanto na região pélvica como nas costas.
  
Resisti à dor até mais ou menos umas 3 ou 4 da manhã, com medo de ser alarme falso. Porém, as dores ficaram mais intensas, começavam e paravam, ao passo que o tempo entre uma e outra diminuía - meu marido contou sete minutos.
 
 Na maternidade, verificaram que, de fato, tratavam-se de contrações, mas não tinha dilatação, então a Estela nasceu às 7:40 da manhã do dia 31 de dezembro de 2013, de cesariana.


look da virada: camisola, inchada e muito bem acompanhada!!!
Já enfrentei o primeiro desafio após o nascimento: fiquei com a Isabela e a Estela sozinha, hahaha. E sabem como foi? Uma delícia. Deu para conciliar tudo, consegui dar atenção para minha mais velha (4 anos) - até brinquei de esconde esconde com ela - até porque a Estela dorme bastante ainda.

Depois falarei mais sobre isso. O mais importante para todas as mamães é: não dê ouvidos à ninguém, apenas as pessoas especializadas, mas até com elas, use seu senso crítico, seus filtros.
Me diziam muito que eu teria que, praticamente, abandonar minha filha mais velha, porque um recém-nascido daria muito trabalho. Teria de deixá-la com meu marido e eu só ficaria com o bebê. Eu me recusei a aceitar isso, dizia que preferia sucumbir ao cansaço à deixar a Isabela de lado.

Pois bem, não abandonei e nem abandonarei. Dá pra dar atenção às duas, promover atividades e participar, ainda que passivamente.

O recém-nascido dorme muito e ainda não interage. As atividades com ele podem contar com a participação do mais velho (trocar fralda e dar banho). 
Mais pra frente, o principal é se organizar.

Outro assunto é a tristeza pós-parto que atinge muitas mães e, confesso, me pegou também. Estou com o chamado blues puerperal, a tristeza que dá nas semanas seguintes ao parto, cujos sintomas são: mudanças repentinas de humor, perda de apetite e sentimento de solidão.
As mamães devem ficar alertas para os casos mais graves dessas "tristezas": a depressão e psicose pós-parto.

Tem muita pauta para 2014, então continuem acompanhando, porque dá tempo até para o blog (a Isa está meio período no curso de férias, até para sair um pouco e ver os amiguinhos, já que tenho que ficar em casa. A Estela dorme como um anjo nesse momento!!).

Beijosssssssssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário