quarta-feira, 16 de abril de 2014

Alimentação da nutriz

Olá, mamães! Tudo bem?

Eu e, provavelmente, muitas de vocês têm dúvidas acerca dos alimentos que devemos ingerir no período em que estamos amamentando, para conseguir suprir todas as necessidades nutricionais de nossos bebês, através do leite materno.

Recebi uma lista de alimentos que não deveria comer, para evitar as indesejáveis cólicas na Estela, tais como feijão, brócolis, repolho, entre outros, sob a justificativa de que lhe causariam mais gases.

Porém, não há qualquer comprovação científica de que estes ou outros alimentos provoquem cólicas nos bebês. Desta forma, não achei certo excluir da minha alimentação itens tão importantes como os relacionados acima, pois são fontes de diversas vitaminas e sais minerais. O período de amamentação não é o momento para dietas restritivas, pois podem comprometer a saúde e desenvolvimento do bebê.
 
O feijão, por exemplo, "é fonte de vitaminas B1, B2, B3 e, ainda, de B9. Esta última colabora para o bom funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea. Possui sais minerais - como potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio - e lisina, aminoácido essencial (aquele que o corpo não produz, mas é necessário ao organismo), que contribui para o crescimento de crianças e adolescentes e para a restauração de tecidos." (fonte -  Hospital Albert Einstein)
 
O brócolis, por sua vez, é rico em cálcio, ácido fólico e vitaminas A e C.
 
Por derradeiro, o repolho é fonte de vitaminas C, B1, B2, E e K, além de sais minerais como fósforo e cálcio. (fonte - Embrapa Hortaliças)
 
A  nutriz deverá ter uma alimentação equilibrada e fracionada, fazendo  6 refeições/dia, com intervalos regulares (normalmente de três em três horas), compostas por muitas frutas, legumes e verduras, além de consumir MUITA ÁGUA.
Quanto as cólicas, o ideal é observar a resposta do organismo do bebê, diante da ingestão de determinados alimentos pela nutriz. Se aqueles citados acima, de fato, desencadearem piora nas cólicas, basta que a mãe diminua a quantidade.
Ouvi casos em que essa piora fora causada por pratos excessivamente condimentados e pelo consumo de chocolate!!
 
O que os pediatras têm como certo mesmo é que, as cólicas dos bebês estão relacionadas  à imaturidade do intestino deles e, os gases aumentam em razão do ar que engolem ao mamar, caso a "pega" no peito esteja incorreta. Importante, pois, verificarmos se o bebê está sugando do modo certo, como ilustra a foto a seguir:
 

Foto: www.personalbebe.com.br


 
E claro, logo após a mamada, colocar o bebê na posição vertical e bater levemente nas costinhas, para arrotar.
 
Por fim, o que todas nós já sabemos: não consumir álcool, não fumar e evitar cafeína, isto é, café, chá verde, chá preto, chocolate, etc.
A pediatra das minhas filhas liberou apenas um café por dia para eu tomar. Quanto ao chocolate, tive umas recaídas, mas estou parando de vez....que difícil!!!!

Tudo pelo nosso bem maior! Vale a pena!
 
Beijossss

Nenhum comentário:

Postar um comentário