terça-feira, 8 de abril de 2014

Benefícios da música em bebês e crianças

Boa tarde, mamães!! Tudo bem?
 
No último post comecei a falar sobre a importância da música no desenvolvimento de bebês e crianças.
Embora eu tenha pesquisado acerca da reação do nosso corpo diante da música, não é preciso ir tão longe. Basta colocar para tocar uma balada, para ficarmos mais calmos ou uma música animada, para ficarmos mais alegres e surgirem milhares de pensamentos agradáveis à cabeça. A música nos transporta para momentos diversos de nossas vidas, nos trazendo lembranças; é capaz de melhorar nosso humor; é capaz de nos fazer chorar; fazer rir; etc.
Estudos apontam que, a música é capaz de estimular diversas áreas do cérebro dos pequenos. A princípio, essa façanha era atribuída apenas a um tipo de música, a clássica, mas, em verdade, todas as modalidades musicais estão aptas a alcançarem esse resultado. A música clássica apenas não faz parte da rotina da maioria das famílias, então, quando colocadas para tocar, estimulam áreas cerebrais antes não ativadas.
 
Uma pesquisa feita com a música clássica verificou que, esta potencializa a capacidade de concentração e aprendizado. Ou seja, a música consegue relaxar a criança, propiciando uma maior absorção de informações.
 
A música é uma das atividades mais estimulantes para o intelecto dos pequenos, agindo diretamente no desenvolvimento motor, auditivo, sensorial e da fala.
 
Se a apreciação da música, por si só, já apresenta muitos resultados positivos, imagine a aprendizagem de um instrumento musical na infância? Pois bem, pesquisas demonstraram que, tal aprendizagem exercíta a visão, habilidade motora e audição, num funcionamento cerebral "em rede".
Não obstante, os pesquisadores observaram a proximidade entre a música e a matemática, restando comprovado um desempenho melhor de crianças que tiveram aulas de música, em testes lógico-matemáticos.
 
Oportuno frisar que, os efeitos da música podem ser sentidos pelo bebê ainda no útero materno. Então, gravidinhas de plantão, ouçam muitas musicas calminhas e, cantem para seu bebê, pois ele sentirá os benefícios!!!!
 
Para fechar esse post, compartilho uma linda música, que ouvi quando descobri que estava grávida da Isabela e, traduz exatamente o que significou para mim: HERE COMES THE SUN!
 
 
 
 
 
Beijos!!!
 
 
Referências:
 
 
Nogueira, M.A. - A música e o desenvolvimento da criança, Revista UFG, Vol. 5, n. 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário